Terceiro colocado no primeiro turno, com 3,4 milhões de votos, escritor anuncia apoio ao senador. Pesquisa já mostrava que 56% de seus eleitores pretendiam votar em Flávio. Enquanto o candidato do PL reúne antigos adversários e governadores, Lula permanece em Brasília tentando reorganizar sua campanha.
O segundo turno presidencial começou com uma diferença bastante perceptível na movimentação política dos dois candidatos. Enquanto Lula permanece em Brasília, alternando reuniões com ministros, assessores e lideranças do próprio campo político, Flávio Bolsonaro transforma os primeiros dias após a votação em uma sequência de anúncios de apoio. O mais recente veio nesta quinta-feira (8), quando Augusto Cury, terceiro colocado no primeiro turno, declarou que votará no senador do PL.
A adesão tem um significado que ultrapassa os 3,4 milhões de votos conquistados pelo escritor. Cury havia construído sua candidatura procurando se apresentar como uma alternativa à polarização entre petismo e bolsonarismo, defendendo a pacificação nacional e um modelo econômico que combinasse liberdade de mercado e responsabilidade social. Sua decisão de apoiar Flávio, portanto, oferece ao senador a oportunidade de dialogar com eleitores que buscaram uma terceira opção no primeiro turno.
O apoio foi anunciado depois de uma conversa entre os dois e da assinatura de uma carta de compromissos. Flávio aceitou incorporar propostas defendidas por Cury, entre elas a valorização dos professores, ampliação da telemedicina, proteção às mulheres, financiamento de microempresas e o fim da reeleição presidencial.
Cury fez questão de esclarecer que não negociou cargos e continuará independente. “Meu apoio não é um cheque em branco”, afirmou, deixando claro que pretende cobrar o cumprimento dos compromissos assumidos.
Mas existe um dado que torna essa decisão ainda mais interessante. Uma pesquisa PoderData/Aya, realizada entre os dias 5 e 7 de outubro e divulgada horas antes do anúncio, já mostrava que 56% dos eleitores de Augusto Cury pretendiam votar em Flávio Bolsonaro, enquanto 27% declaravam preferência por Lula. Outros 11% indicavam voto branco ou nulo e 6% permaneciam indecisos.
O levantamento ouviu 3 mil eleitores em todo o país, mas é importante observar que o recorte específico dos votantes de Cury possui uma amostra menor e, portanto, maior incerteza estatística. Mesmo assim, os percentuais apontam uma tendência relevante: antes de o escritor declarar seu voto, uma parcela expressiva de seus eleitores já manifestava preferência pelo senador.
Isso muda a interpretação do apoio. Em vez de presumir que Cury levará automaticamente seus 3,4 milhões de votos para Flávio, o mais correto é observar que sua declaração acompanha uma inclinação identificada pela pesquisa. A adesão pode funcionar como um sinal de reconhecimento político dessa escolha, mas seu efeito adicional sobre o eleitorado ainda precisará ser medido.
A dimensão numérica ajuda a compreender o interesse da campanha. Flávio terminou o primeiro turno com 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% de Lula, uma diferença de aproximadamente 2,2 milhões de votos. Cury recebeu cerca de 3,45 milhões. Embora esses eleitores não formem um bloco homogêneo, seu peso é relevante em uma disputa decidida por margens tão estreitas.
E Cury não chegou sozinho.
Desde domingo, Flávio recebeu declarações de apoio de Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Clariana Barão, todos derrotados no primeiro turno. Também conseguiu o apoio do Podemos, da federação União Progressista e de outras lideranças partidárias. Na quinta-feira, reuniu em Brasília 14 governadores eleitos, em uma demonstração pública de articulação política.
O movimento merece atenção porque não se limita à soma de votos dos candidatos derrotados. Governadores e dirigentes partidários possuem estruturas regionais, relações com prefeitos, deputados e lideranças locais que podem ser mobilizadas durante a campanha. É uma capacidade de organização que vai além da declaração de preferência feita diante das câmeras.
Enquanto isso, Lula ainda não retomou uma agenda pública de campanha fora de Brasília nesta primeira semana após o primeiro turno. Na terça-feira, reuniu dirigentes políticos e coordenadores da campanha. Na quarta, recebeu parlamentares recém-eleitos. Na quinta, sua agenda incluiu encontros com Sidônio Palmeira e integrantes da estrutura presidencial.
Não significa que a campanha esteja parada. Guilherme Boulos, por exemplo, participou de uma mobilização em São Paulo e defendeu que os militantes procurem os eleitores de Cury e Caiado, em vez de concentrar esforços apenas em quem já vota no PT. É uma orientação que reconhece a necessidade de conquistar votos fora da base tradicional do presidente.
Também é verdade que Lula recebeu apoios de candidaturas menores, como representantes do PSTU, PCB e Unidade Popular. O contraste está sobretudo na dimensão eleitoral e na visibilidade das articulações anunciadas até agora.
O presidente enfrenta, além disso, uma dificuldade específica: conseguir o apoio de lideranças com as quais seu governo mantém relações administrativas, mas que não necessariamente desejam participar de sua campanha. A neutralidade da governadora pernambucana Raquel Lyra, procurada pelo Planalto mesmo depois de derrotar João Campos, candidato apoiado por Lula, ilustra esse problema.
Há uma diferença entre administrar alianças quando se ocupa a Presidência e reconstruí-las depois de um resultado eleitoral adverso. O primeiro turno mostrou que a máquina governamental, por mais importante que seja, não garante a adesão automática de partidos, governadores ou eleitores.
Ao mesmo tempo, a sucessão de apoios a Flávio não deve ser confundida com uma transferência integral de votos. Os eleitores de Caiado, Zema e Cury possuem motivações distintas, e a decisão de seus antigos candidatos não elimina essa diversidade. Pesquisas nacionais continuam mostrando uma disputa competitiva, sem permitir conclusões definitivas sobre o efeito dessas alianças.
O que os primeiros dias do segundo turno revelam, portanto, é uma diferença de ritmo e de prioridades visíveis. Flávio concentra esforços em incorporar antigas candidaturas, reunir governadores e apresentar acordos políticos concretos. Lula trabalha na reorganização de sua campanha e na mobilização de aliados, mas ainda busca ampliar esse movimento para além de seu campo tradicional.
Com a volta da propaganda eleitoral no rádio e na televisão nesta sexta-feira (9), os dois terão tempo igual de exposição e poderão levar suas mensagens diretamente ao eleitorado. A diferença estará na capacidade de transformar articulação política em convencimento.
A adesão de Augusto Cury é mais um capítulo dessa disputa por apoios. Ela confirma que Flávio começou o segundo turno conquistando publicamente parte das lideranças que disputaram o primeiro, enquanto Lula ainda procura construir pontes para fora da coalizão que o acompanhou até aqui.
E, numa eleição em que a diferença entre os dois candidatos foi inferior a dois pontos percentuais, cada uma dessas pontes poderá ser examinada com atenção. Não porque o apoio de uma liderança determine o voto de seus eleitores, mas porque a campanha que conseguir dialogar com quem ainda não fez uma escolha definitiva terá ampliado suas possibilidades de crescimento até 25 de outubro.