Lula aceita todas as exigências de Flávio para abrir sigilos. E agora, senador?

Política Real
Colunista
7 leitura mínima

Depois de impor 19 condições para divulgar suas informações financeiras, Flávio Bolsonaro recebe uma resposta inesperada: a campanha de Lula aceita todas. Petistas cobram documentos até as 11h desta quinta-feira e questionam por que o senador deixou uma empresa investigada pela PF fora de sua proposta.

O que começou como uma provocação no debate presidencial virou uma disputa de documentos, prazos e cobranças públicas. Nesta quarta-feira (21), a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que aceita todas as 19 exigências apresentadas por Flávio Bolsonaro (PL) para a abertura dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos candidatos e de pessoas próximas a eles.

A resposta coloca uma nova pergunta no centro da reta final da eleição: se Flávio condicionou a abertura de seus dados a uma série de exigências e Lula concordou com elas, qual será o próximo passo do senador?

O desafio começou no debate da Band, no domingo (18), quando Lula propôs que ambos permitissem o exame de suas movimentações financeiras e comunicações, incluindo familiares e empresas. Na terça-feira (20), o presidente formalizou sua disposição em um requerimento enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Flávio respondeu nesta quarta com uma petição mais extensa. Afirmou aceitar a divulgação de seus sigilos dos últimos 20 anos, mas apresentou 19 condições adicionais, ampliando a cobrança para pessoas, empresas e registros administrativos vinculados ao governo Lula.

Entre as exigências estão a abertura dos sigilos de Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola, ex-chefe de gabinete da Presidência; de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha; de empresas relacionadas aos filhos do presidente; e de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão de Lula.

O senador também pediu informações sobre o Instituto Lula, o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira, despesas com cartões corporativos e registros de encontros e visitas relacionados a Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

A estratégia ampliou consideravelmente o alcance da proposta original. Mas a resposta veio poucas horas depois.

Durante entrevista coletiva em Brasília, o senador Camilo Santana (PT-CE), coordenador da campanha petista, afirmou que Lula não apresenta objeção às condições impostas pelo adversário.

Segundo Camilo, o próprio Marcola concordou em disponibilizar seus dados. A informação foi apresentada pela campanha, e a formalização das autorizações ainda precisa ser verificada.

O coordenador anunciou que estará no TSE nesta quinta-feira (22), às 11h, para protocolar a resposta oficial. Também cobrou que Flávio cumpra seu compromisso no mesmo horário, antes da votação de domingo.

O prazo é uma cobrança política estabelecida pela campanha de Lula, não uma determinação judicial.

Mas existe outro detalhe que tornou o confronto ainda mais delicado.

A campanha petista questionou por que Flávio não incluiu a Alcazar Holdings na relação de empresas cujos dados se dispõe a divulgar.

A companhia, sediada na Ilha da Madeira, em Portugal, está ligada ao advogado Willer Tomaz, amigo do senador e investigado pela Polícia Federal por suspeitas de irregularidades financeiras.

Documentos analisados nas investigações indicam que Flávio aparecia como usuário com poderes administrativos em uma conta bancária da empresa. A Polícia Federal apura o significado desse vínculo e sua eventual relação com movimentações financeiras investigadas.

Flávio e Willer negam manter sociedade empresarial ou ter cometido irregularidades.

A campanha de Lula sustenta que a Alcazar precisa ser incluída no processo de transparência justamente porque aparece entre as empresas mencionadas nas apurações.

Esse ponto estabelece uma cobrança objetiva ao candidato do PL: a disposição para abrir sigilos alcançará também as informações sobre a empresa cuja relação com o senador está sendo examinada pela Polícia Federal?

A pergunta não constitui acusação de culpa. Mas ganha relevância porque foi o próprio Flávio quem defendeu ampliar o levantamento para além das contas pessoais dos candidatos.

O mesmo critério pode ser aplicado às pessoas próximas a Lula mencionadas na petição.

Se existem suspeitas sobre movimentações financeiras, contratos ou relacionamentos empresariais, cabe às autoridades examiná-las com base em documentos e dentro dos procedimentos legais, independentemente de quem esteja envolvido.

Há ainda uma questão fundamental: até agora, nenhum dos dois candidatos promoveu uma divulgação pública completa e incondicional de todos os dados discutidos.

Flávio apresentou uma autorização condicionada. Lula anunciou concordância com as novas exigências, também vinculada à reciprocidade. A efetiva abertura de informações de familiares, assessores e empresas dependerá das autorizações individuais necessárias e das decisões das autoridades competentes.

Portanto, aceitar condições não equivale a ter os sigilos efetivamente abertos.

É justamente essa distância entre a promessa e a execução que passa a importar.

Depois de quatro dias de provocações, requerimentos e exigências, a disputa chegou a um momento em que as declarações precisam dar lugar a providências verificáveis.

Flávio afirmou que não tem nada a esconder e prometeu levar o desafio até as últimas consequências. Lula respondeu aceitando as condições apresentadas pelo adversário e prometeu formalizar a concordância nesta quinta-feira.

Agora, o próximo capítulo tem horário marcado: 11h.

O que será efetivamente protocolado? Quais autorizações estarão disponíveis? A Alcazar Holdings será incluída? E os documentos poderão ser examinados antes de o eleitor ir às urnas?

A três dias do segundo turno, a disputa sobre transparência já produziu uma quantidade expressiva de declarações.

O que ainda falta é transformar o desafio em acesso efetivo às informações.

Flávio estabeleceu as condições. Lula disse que aceita. E agora, senador?

Compartilhe este artigo